A Primavera e o retorno do mundo das sombras

Texto escrito para o perfil @setimo.portal

Semana passada entramos na Primavera, saindo da energia da introspecção e observação do Inverno para o momento de plantar e deixar brotar as sementes que escolhemos cultivar.

Apesar de carregar consigo a energia da luz e das flores, a Primavera está aliada às sombras de uma forma muito sutil através de seu mito arquetípico, a história de Perséfone e Hades. Muito resumidamente, Deméter, a Deusa da Colheita e da Maternidade, decide que nada crescerá no mundo enquanto sua filha Perséfone estiver no Submundo, para onde foi levada pelo deus Hades, senhor do Mundo Ctônico. Com isso, o Inverno se instala na Terra até o momento que Perséfone retorna aos braços de sua mãe e tudo torna a florescer, tendo início a Primavera.

Olhando com mais profundidade para esse mito, vemos que Perséfone, que a princípio foi raptada por Hades e arrastada até o Mundo dos Mortos, encontra nesse deus seu parceiro, pai de seus filhos e passa a reinar como a Rainha das Sombras e Senhora do Submundo. Deixa sua condição de jovem e filha para tornar-se mulher e senhora de seu reino.

E os processos de sombra são assim. Somos raptados por situações difíceis, como divórcios, demissões, doenças, perdas familiares, acidentes, etc., e levados para o submundo de nossas almas, tendo que visitar (e às vezes morar) em lugares internos sombrios, assustadores e evitados.
Essas sempre são experiências dolorosas e que nos põe a prova duramente. Mas são essas situações que, ao serem superadas, nos tornam senhores de nós mesmos e de nossas vidas. “Casamos” com o nosso algoz, transformando aquele incidente em fonte de aprendizado e força, passando com isso a ocupar com graça nosso trono no mundo. A jornada traz intensidade à nossa postura, firmeza à nossa fala e a suavidade ao nosso olhar de quem já viu a dor. Voltamos ao mundo em “primavera interna”, prontos para semear novas ideias, atitudes e projetos com a intensidade de quem enfrentou e venceu demônios pessoais.

Que a Primavera traga a tod@s a força do broto!
🌻🌱🙏

Elisa Rodrigues

Elisa Rodrigues Autor

Buscadora. Inquieta. Sonhadora. Rabugenta (às vezes). Cheia de ideias. No mundo externo, sou terapeuta e facilitadora. No interno, sou uma exploradora da beleza do caminho. Veja mais sobre o meu trabalho terapêutico em www.elisarodrigues.com.br