As pessoas são boas

 
“As pessoas são boas. Confie mais no mundo e menos na mídia.”

Aline Campbell

Este post foi publicado inicialmente no dia 23/11/2013 no blog "Caminhando em Beleza", os primeiros passinhos desajeitados que desembocaram neste site!

 

Aline Campbell é uma artista plástica carioca que resolveu viajar pela Europa sem dinheiro. Este seria o resumo simplista e midiático do seu projeto. Seria o que chamaria a atenção de todos. Mas ao assistir o vídeo do projeto vemos muito mais. Aline questiona nossas relações e interações, nossos conceitos e preconceitos, nossos valores (que nem sempre são nossos).

 

De tanta coisa que ela diz no vídeo e que daria material para vários posts, hoje quero refletir sobre uma que sempre me incomodou: por que a mídia só mostra os acontecimentos e pessoas ruins?

O Natal está chegando e acontece um fenômeno interessante. Surgem nos noticiários várias matérias sobre pessoas fazendo caridade, funcionários que se juntam para dar uma festa de Natal, voluntários solitários que angariam presentes para distribuir na favela, centenas de papais noéis brotando da boa vontade de um indivíduo ou grupo. Lindo, inspirador, demais!

Mas passa o Natal, o Ano Novo e chega janeiro. E a mídia volta para o “padrão mundo negro”. As mortes nas estradas, as chacinas, os índices governamentais, os assassinos cruéis.

As pessoas só tem boa vontade no Natal? Coisas boas só acontecem nessa época? O espírito natalino dá um revertério mental de curto prazo na sociedade?

Não né! ONGs trabalham o ano todo, pessoas têm grandes gestos em todas as estações, o ser humano sempre surpreende positivamente. E eu fico chateada de não encontrar boas notícias em grande quantidade no noticiário. (Porque eles dão uma ou outra de vez em quando para mostrar sua “imparcialidade”, mas é bem pouquinho, vai que o povo resolve ser bonzinho e eles ficam sem material escandaloso para viver.)

Fica o questionamento para mexer com a forma de extrair opiniões sobre o nosso redor:

Será que o que a mídia apresenta é tudo o que realmente está acontecendo no mundo, em toda sua extensão?

**********

A entrevista completa da Aline Campbell no ótimo site “Jardim do Mundo” pode ser lida aqui.

 


 

Atualização:

Achei mais algumas coisas legais sobre a Aline Campbell, assim você pode se inteirar dos projetos dela:

 

E aí, o que você acha? Comente aí embaixo!