Caixa de Primeiros Socorros Emocionais

Para finalizar a nossa sequência sobre Primeiros Socorros Emocionais, vamos hoje falar sobre uma idéia que adoro: nossa CAIXA DE PRIMEIROS SOCORROS EMOCIONAIS.

A questão é muito simples. Quando vc se machuca, quer que tudo esteja à mão de um jeito fácil para fazer o curativo rapidamente, não é?

Pois então, o princípio é o mesmo. Quando estamos mal emocionalmente, muitas vezes nosso estoque de energia e força de vontade é gravemente prejudicado. Então, precisamos ter à mão um conjunto de objetos que nos reconectem com o bem estar e coisas que nos fazem bem.

Então, prepare uma caixa com coisas que lhe proporcionem boas experiências ou lembranças, como:

– um sachê do seu CHÁ preferido (ou uma cápsula de café).


– VELAS e INCENSOS de seu aroma preferido, ou outra coisa que lhe remeta a centramento e/ou conexão com o sagrado.


– LÁPIS DE COR e PAPEL, ou outros materiais artísticos que permitam desenhar, pintar, rabiscar…


– CREMES, SABONETES e SAIS DE BANHO, ou outros produtos que lhe remetam ao relaxamento de um banho.


– SUA MÚSICA ou FILME FAVORITOS, em objetos físicos como CD, DVD ou pen drive.


– “AMULETO DA SORTE”, que pode ser uma medalha, um objeto de família, um cartão ou qualquer coisa que traga lembranças profundas de fé ou amor.


– seu DOCE OU SALGADO FAVORITO – infelizmente usamos a comida de forma desordenada como um consolo, mas de forma adequada ela também pode estar nos seus primeiros socorros.

As coisas na sua caixa de primeiros socorros devem lhe ajudar a imediatamente tomar uma decisão de auto cuidado e bem estar.  Por isso as coisas devem ser físicas, como o DVD, para que você veja todas as possibilidades e escolha a que mais lhe ajuda naquele momento.

Depois que escolher a ação a ser tomada, DESFRUTE. Como disse na postagem da semana passada sobre presença plena, aproveite ao máximo o seu momento.

Como sempre digo, os primeiros socorros emocionais não substituem terapia, servindo apenas para “apagar incêndios”. Para saber porque fazer terapia, sugiro que veja meu site ou me mande uma mensagem por aqui. 🙏

Até semana que vem!

Elisa Rodrigues

Elisa Rodrigues Autor

Buscadora. Inquieta. Sonhadora. Rabugenta (às vezes). Cheia de ideias. No mundo externo, sou terapeuta e facilitadora. No interno, sou uma exploradora da beleza do caminho. Veja mais sobre o meu trabalho terapêutico em www.elisarodrigues.com.br