Hackeando a tristeza

Este é o último post do que chamarei de “Trilogia da Dor” (aqui estão o primeiro e o segundo posts), onde destrinchei e refleti sobre um processo de dor que estou passando.

Quando escrevi sobre honrar o estado de espírito, senti que ficou faltando falar algumas coisas. Claro que temos que honrar o que estamos sentindo e entender o que esse sentimento traz de aprendizado. Mas isso não significa que vamos ficar jogados na cama, sofrendo e chorando, pois esse é nosso estado no momento.

Um estado de espírito em descompasso com o seu projeto significa apenas que você terá que fazer as coisas diferentes. Com outro jeito, com outra energia. Mas, sim, você tem que fazer algo! Não jogue o bebê com a água do banho.

Uma das maiores lições que aprendi sobre caminhar em beleza e ver as bênçãos do caminho é que a vida está nos desafiando constantemente a pensar diferente, a sair da inércia e da caixa. Não é uma questão de parar de andar quando vem a tempestade, mas de analisar o mapa e ver que tem outro caminho ou de mexer na mochila e achar um acessório ou ferramenta que ajude a andar no meio dessa manifestação climática.

 

Shadow of a little boy touching a butterfly - Discovery and curiosity concept

Imagem: Stockvault

 

No meu caso, por exemplo, a última coisa que eu queria fazer era terminar o post que estava sendo preparado para esta semana. Ele é completamente diferente do estado de espírito em que estou neste momento. Então não posto?  Claro que não, eu posto uma coisa que tem a ver com o meu momento. Deixa o post florido no rascunho e vamos escrever sobre os espinhos!

Escrever é uma das minhas ferramentas de organização emocional. Quando escrevo eu organizo minha mente e meus pensamentos. Então escrever é fundamental para superar esse momento. Ele é a minha manifestação de movimento na tempestade, uma das ferramentas da mochila.

Agora cabe a você descobrir: qual é o seu hack? Qual é a ferramenta que ajudaria nesse momento? Cozinhar, viajar, conversar, fazer teatro… Pense em algo que você sente imenso prazer e a sua execução está muito afinada com o seu estado de espírito. Honrar seu estado de espírito não é ficar parado no congestionamento das suas emoções, mas ligar seu GPS e achar uma rota alternativa.

Principalmente, aprender mais uma! Permitir que o que está acontecendo seja mais um degrau na sua evolução, mais um ponto de escavação do seu autoconhecimento. Se não fosse esse momento, esta semana só teria um post. Mas agora ela já tem três! rsss

Gratidão por cruzar meu caminho! Aho!

 


 

Desbravando esse caminho

 

 

  • Como fazer do stress um aliado – Nesta palestra TED a psicóloga Kelly McGonigal apresenta um novo olhar sobre o stress e como ele pode ser um grande aliado. A segunda qualidade é a minha favorita!

[ted id=1815 lang=pt]