Primeiros Socorros Emocionais – Ho’oponopono

Continuando nossa série sobre PRIMEIROS SOCORROS EMOCIONAIS, hoje vou falar um pouco sobre o Ho’oponopono, uma técnica havaiana bem difundida que visa limpar suas memórias.
O Ho’oponopono parte do princípio que tudo que acontece com você e que você percebe ao seu redor é resultado das memórias de dor que você carrega e elas gerarão ressonâncias que irão se manifestando na sua vida até que você as limpe.
Isso significa que TUDO que acontece ao seu redor também está dentro de você. TUDO. Porque se você enxergou isso no mundo, é porque há algo similar aí dentro. REconhecer é conhecer de novo, ver algo que já se sabe.
Por isso o Ho’oponopono é, na minha opinião, tão importante.
Porque ele tira a culpa alheia, o vitimismo, a impotência. Ele diz que tudo depende apenas da TUA CURA.
Cada pessoa, situação, frase, mensagem ou manifestação que acontece na sua vida tem um único propósito: mostrar a você que ali há um problema (memória) que precisa ser resolvido (limpo). E é por isso que repetir constantemente as quatro frases do Ho’oponopono para a resolução de um conflito (interno ou externo) é tão poderoso.

EU SINTO MUITO pelas memórias de dor que compartilho contigo (reconheço que há algo em mim que atraiu você – pessoa ou situação)

ME PERDOE por unir o meu caminho ao seu para curar (pois você veio aqui para me mostrar que preciso de cura)

SOU GRATA(O) por você estar aqui por mim (você atendeu a um chamado para ajudar o meu processo de cura)

E EU TE AMO por ser quem és.

Acionar estas frases como primeiros socorros emocionais ajuda tanto a limpar uma memória que está se repetindo como a impedir a instalação de mais uma memória de dor.
Isto é de profunda autorresponsabilidade e autocuidado, pois na realidade somente podemos curar e cuidar de nós mesm@s.
E a nossa cura é a cura do mundo.

❤🙏❤

Elisa Rodrigues

Elisa Rodrigues Autor

Buscadora. Inquieta. Sonhadora. Rabugenta (às vezes). Cheia de ideias. No mundo externo, sou terapeuta e facilitadora. No interno, sou uma exploradora da beleza do caminho. Veja mais sobre o meu trabalho terapêutico em www.elisarodrigues.com.br