Sororidade

Há muitas eras atrás, nós mulheres formávamos a base da aldeia, o grupo forte de mantinha tudo unido, porque nos ligávamos para buscar a harmonia e bem-estar comuns.

Depois, passamos a buscar nossos caminhos individuais, a disputar o que nem sabemos o que é, a querer seguir um caminho yang, totalmente diferente da nossa energia primordial.

Agora, novos tempos florescem, onde a palavra sororidade brota como uma nova força e ensinamento. Depois de trilharmos ambos os caminhos, que busquemos finalmente o caminho do meio.

E.T.: Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.


A palavra sororidade não existe na língua portuguesa, havendo apenas uma palavra muito semelhante – fraternidade. Ambas as palavras vem do latim, sendo sóror irmãs e frater irmãos. Mas, na nossa linguagem usual, ficamos apenas com a versão masculina do termo – e cada um tire desse fato uma lição.